Matriz BCG: Conceito e como utilizar para otimizar os investimentos da sua empresa
Atualizado: 25 de mai.
Já ouviu falar da Matriz BCG, mas não entende o conceito e como ela pode ajudar o seu negócio? Ou sabe a finalidade, mas não conhece bem as diferenças de cada um dos quadrantes? Nesse post vamos tirar essas dúvidas.
Conceito da Matriz BCG
A Matriz BCG é um framework criado em 1970 por Bruce Henderson, fundador do Boston Consulting Group, uma das maiores empresa de consultoria estratégicas do mundo.
A matriz é utilizada para avaliar o desempenho de produtos e serviços, sendo bastante útil para as empresas com uma grande quantidade de SKUs. Através desse framework conseguimos ter maior clareza de quais produtos tem grande potencial, tem desempenho estável e também quais podem ser descontinuados.
Como utilizar a Matriz BCG
A Matriz BCG é composta por dois eixos:
Market Share
É a porcentagem que um produto representa do mercado. Por exemplo, uma empresa de medicamentos vende um produto para dor. Se essa empresa quisesse calcular o Market Share desse produto, ela precisaria saber o total de receita gerada pelo mercado de análgésicos. Depois só teria que fazer a relação da receita do produto com a do mercado:
Market Share = Receita do Produto / (Receita de todos os produtos do mercado)
Crescimento do Mercado
É o crescimento do valor vendido por todos os produtos do mercado no período analisado. Por exemplo, se um determinado mercado vendesse produtos num valor de R$ 500 milhões em 2020 e R$ 750 milhões em 2021, o crescimento do mercado seria de 50%.
Cresc. do Mercado = (RTM final - RTM inicial) / RTM inicial
RTM inicial: Receita Total do Mercado no primeiro período
RTM final: Receita Total do Mercado no último período
Cada um desses grandes blocos são divididos em dois, valores altos e valores baixos, formando assim quatro quadrantes:
Significado dos 4 quadrantes da Matriz BCG
Como podemos ver na imagem acima, a divisão em alto e baixo dos eixos de market share e crescimento do mercado formam 4 quadrantes chamados de estrela, vaca leiteira, abacaxi e ponto de interrogação:
Produto Estrela
No quadrante estrela estão localizados os produtos com grande crescimento do mercado e que tem grande market share.
O ideal para produtos assim é que a empresa busque manter a participação do mercado para aumentar suas receitas conforme o mercado continua crescendo, porém, em situações como essa, os investimentos necessários costumam ser elevados devido a alta competição.
A tendência é que o crescimento do mercado desacelere em algum momento e que esse produto Estrela se torne um produto Vaca Leiteira.
Produto Vaca Leiteira
Produtos Vaca Leiteira têm baixo crescimento do mercado, porém grande participação de market share. São produtos consolidados, que trazem bons retornos para empresa com menores investimentos.
Produto Abacaxi
Produtos Abacaxi possuem baixo crescimento do mercado e market share, indicando a possibilidade de serem descontinuados.
O valor que deixa de ser gasto com esses produtos descontinuados pode ser utilizado para a manutenção de market share de produtos Estrela ou Vacas Leiteiras, os quais trazem muito mais retorno para a organização.
Produto Ponto de Interrogação
Produtos ponto de interrogação possuem grande crescimento do mercado, porém baixo market share, logo costumam ser produtos recém lançados.
Nessa situação há menor certeza se devemos investir na divulgação do produto, porque não sabemos se o mercado continuará crescendo e se é possível atingirmos um bom market share no tempo esperado.
Se o mercado é dominado por um produto de um player muito consolidado, será difícil aumentar o market share e tornar esse produto em questionamento em um produto Estrela ou Vaca Leiteira.
Por outro lado, caso haja produtos nesse mesmo quadrante, mas com mercados pouco competitivos, é possível que sejam boas oportunidades.