Tem o desejo de empreender, mas não tem uma ideia de negócio ainda? Ou já pensou em algumas ideias, mas não conseguiu decidir qual tem maior oportunidade para trabalhar?
Essa primeira etapa de encontrar um problema a ser solucionado é com certeza uma etapa fundamental e que pode envolver muitas variáveis.
O objetivo desse post é trazer de forma estruturada e clara pontos fundamentais a serem pensados no momento de tomar a decisão de qual ideia escolher para sua Startup.
Todo o negócio deve ter muito claro as dores dos clientes (Pain Points) que quer aliviar. Se essas dores não existirem, os clientes não irão pagar pela solução independentemente de quão incrível ela pareça ser.
Diversos aspectos podem ser levados em consideração no momento de escolher uma dor que se deseja resolver, e acreditamos que 8 fatores sejam os que melhor consolidam eles:
1. Experiências pessoais e profissionais
Ao longo de nossa vida passamos por diversas experiências, nas quais provavelmente sentimos alguma dor ao longo do processo que estávamos realizando. Seja quando tentamos nos deslocar até algum lugar, comemos algum determinado tipo de comida, precisávamos enviar algum documento para alguma pessoa, queríamos alugar um apartamento, tentamos realizar alguma atividade no trabalho que demandou muito mais tempo que imaginávamos.
Refletir sobre dores sentidas pessoalmente pode ser uma ótima forma de levantar possíveis problemas para o negócio, dado que, como você sentiu essas dores, provavelmente outras pessoas também devem sentir. Nas suas atividades pessoais, você sente alguma dor em algum processo que realiza? E nas experiências profissionais você percebeu algum "Pain Point" em alguma etapa de um processo realizado por você ou sua equipe?
2. Paixão pelo que faz
Sabemos que a grande maioria dos negócios levam tempo e muito esforço até alcançarem o sucesso. Para passar por todo o processo de conquistas e frustrações ao longo do caminho, é fundamental que os colaboradores, principalmente os fundadores, tenham um desejo muito grande em resolver o problema que se propuseram a solucionar para não acabarem desistindo do negócio.
Ter o conhecimento de quais áreas ou assuntos que mais brilham o olho e alinhar isso ao negócio pode ajudar muito ao longo de toda jornada empreendedora. Qual a área que mais te motiva a trabalhar, a resolver algum problema. Educação? Transporte? Financeira?
3. Conhecimento do negócio
Escolher uma ideia de negócio com base em seu conhecimento adquirido em experiências passadas pode ser ótimo para aumentar as chances de sucesso.
Ter conhecimento sobre o processo que se quer diminuir as dores dos clientes pode ser um grande diferencial. Isso ajudará muito no entendimento dos problemas, suas causas e na consolidação de uma ideia (solução) que realmente seja efetiva. Busque responder perguntas como:
Qual o foco da sua formação acadêmica ou carreira?
Sobre o que você sabe mais?
Pelo que você e seus colegas são reconhecidos? Alguma tecnologia desenvolvida ou estudo realizado?
5. Conexões com outras pessoas
Falar com pessoas que já estão trilhando a jornada empreendedora pode ajudar bastante a não cometer erros. A partir da troca de experiências de outros empreendedores a empresa pode adquirir conhecimento muito mais rápido, focar nas coisas certas na hora certa ou até receberem seus primeiros investimentos.
Conhecer pessoas com conhecimento profundo do negócio ou de tecnologias que podem estar relacionadas a solução podem ajudar muito a construir melhores produtos e serviços. Incubadoras e Aceleradoras são ótimos lugares para conhecer outros empreendedores e se conectar a especialistas de áreas específicas. Quais outros empreendedores ou especialistas em outras indústrias você conhece?
6. Recursos Financeiros
Há ideias que podem exigir muito mais investimento do que outras, avaliar a quantidade que tem disponível para investir no negócio é com certeza um fator relevante na decisão de qual problema escolher resolver.
Por exemplo, uma solução como a da Loft, empresa que compra, reforma e vende apartamentos, muito provavelmente irá exigir muito mais recursos financeiros para ser testada no início do que uma empresa como o Gympass, um passe único para o uso de milhares de academias que funciona de forma digital.
Dessa forma, é importante se questionar se o valor o qual você tem acesso é suficiente para iniciar o negócio.
7. Comprometimento com o negócio
Geralmente o desejo de iniciar um negócio ocorre ao mesmo tempo que estamos trabalhando em outras empresas ou estudando. Ter um time que tenha disponibilidade para se dedicar minimamente ao negócio é importante para que as etapas de desenvolvimento da Startup não sejam lentas e não venham a desestimular os demais integrantes do time.
Além disso, alguns negócios podem exigir mais tempo dos fundadores que outros, dependendo do problema, solução e até mesmo dos recursos financeiros disponíveis. Você e seus colegas têm tempo suficiente para se dedicar ao empreendimento?
8. Tamanho e crescimento do mercado
Essa é uma etapa que falaremos de forma mais detalhada em outro post, mas na etapa de escolha de qual negócio escolher é fundamental termos uma ideia do tamanho do mercado e se ele está crescendo rapidamente. Isso trará uma boa pista sobre o quanto há de oportunidade.
9. Concorrência do mercado
Mercados grandes e com crescimento acelerado muito provavelmente possuem um crescimento grande também no número de concorrentes. Levar esse fator em consideração juntamente com o tamanho e crescimento do mercado é bem importante, além de avaliar se o mercado é dominado por algum Player específico.
Esperamos que esses oito fatores ajudem você e seu time a escolher o problema que querem resolver. Recomendamos também assistir ao vídeo "How to Start a Startup" de Sam Altman, presidente de uma das maiores aceleradoras de Startups do mundo, a Y Combinator.