3 grandes negócios que cresceram devido à concorrência acirrada
Atualizado: 30 de mai.
Ao pensarmos nas grandes empresas atualmente, podemos pensar que elas surgiram de forma natural. Que existia um problema claro e que a melhor forma para solucioná-lo é o produto ou serviço ofertado hoje.
A realidade para muitas empresas é totalmente diferente. Existem organizações que surgiram ou cresceram a partir de situações muito distintas, como as que mencionamos no post sobre 3 grandes negócios que foram motivados devido às crises.
Um outro motivador de grandes reviravoltas nas organizações é a concorrência acirrada. A concorrência, assim como as crises, nos obrigam a buscar alternativas para sermos melhores, nos sobressairmos de alguma maneira dos demais. Neste post iremos falar sobre 3 grandes negócios que cresceram por causa de seus concorrentes.
SWATCH
Acredite se quiser, mas a Suíça já passou por momentos muito difíceis na sua economia. Em 1970 o país tinha fábricas fechando e milhares de pessoas estavam ficando desempregadas. Ao mesmo tempo empresas asiáticas estavam penetrando o mercado com seus produtos extremamente baratos.
A industria relojoeira suiça é muito famosa em todo o mundo, e nessa época sofria com a concorrência dos relógios japoneses, chineses e coreanos. Para se ter uma ideia, entre 1977 e 1983 o market share da suíça reduziu de 43% para 15%. Os relógios dos asiáticos eram digitais e produzidos em massa, tornando-os muito mais baratos, enquanto que os suíços levavam as vezes meses para produzi-los devido a mão de obra artesanal, o que os tornava mais caros.
Os suíços tinham uma tradição muito forte por produzirem os relógios mais exatos e perfeitos, por isso era dificil tomar decisões mais drásticas em relação a produção. Mas duas marcas rivais decidiram se unir para buscar a melhor solução e passar por aquele momento, a General Company of Swiss Watchmaking e a Societé Suisse pour l’Industrie Horlogère. Os primeiros passos após a união foram:
Automatizar as linhas de produção;
Reduzir de 91 para 51 o número de componentes dos relógios;
Substituir o aço das pulseiras por plástico
Com essas modificações, o grupo sofreu várias critícas, porém permaneceram firmes na sua decisão. Os suíços, porém, não cortaram apenas os custos, sabiam que era necessário engajar as pessoas a comprar seus relógios para que pudessem competir com os asiáticos.
Assim, ao perceberem que os relógios eram vistos como um produto a ser comprado e utilizado por toda a vida, resolveram transformar o relógio em um artigo de moda. Lançando diferentes modelos ao longo do ano, como a linha clássica, esporte e lazer casual, e também relógios de cores diferentes. Esse formato ajudou inclusive para realizar campanhas específicas como quando o cometa Halley passava próximo a terra em 1986. O primeiro lançamento da marca Swatch foi realizado em 1983.
Esse movimento permitiu que os relógios suíços se recuperassem e se tornassem os mais vendidos do mundo.
INTEL
Assim como os Suiços empresas americanas como a Intel enfrentavam uma grande competição dos japoneses na fabricação de chips de memória na década de 80. Os asiáticos produziam produtos de forma muito barata e de ótima qualidade.
Não enxergando alternativas para combater os japoneses, Andy Groove e Gordon Moore, presidente da organização na época, tomaram uma decisão bastante difícil, decidiram parar de produzir chips, o produto que tinha levado eles até o patamar que estavam na época.
Após pararem de produzir chips de memória, a Intel focou em semicondutores, material que permite o processamento de informações de computadores. Foi essa drástica mudança que permitiu a Intel sobreviver e alcançar o patamar de hoje, com mais de 110 mil colaboradores e com receita anual de aproximadamente US$ 79 bilhões.
PRADA
A empresa Prada, fundada em 1913 em Milão por Mario Prada, é uma empresa familiar que passou por bons e maus momentos em sua história. A loja de artigos de couro antes de fazer o grande sucesso de hoje, já havia exportado para outros Países da Europa e Estados Unidos antes de passar por dificuldade na década de 70. Nessa época as empresas Gucci e Hermès cresciam muito rápido.
Porém, em 1978, a neta de Mario Prada, Miuccia Prada, assumiu a empresa. Ela não tinha nenhuma formação em moda, desenho ou administração, havia estudado apenas política e teatro. Por não trabalhar na indústria, Miuccia não tinha pensamentos pré-estabelecidos e pensou em alternativas um pouco inesperadas para salvar o negócio da família.
Como estava muito dificil concorrer no negócio de artigos de couro, ela sugeriu mudar para outros materiais. A família não gostou nada da ideia no início, mas aprovaram após a insistência de Miuccia. Na procura de outros materiais, descobriu o tecido utilizado nos paraquedas militares italianos, material que era leve e resistente. Com esse material foram produzidas mochilas e bolsas de luxo.
Apesar da dificil decisão, que foi motivada pela grande concorrência, a empresa da família sobreviveu e se tornou em uma das maiores marcas fashion do mundo, com receita anual de 2,4 bilhões de euros e mais de 13 mil colaboradores em 2020.
Essas três histórias foram retiradas do livro Oportunidades Disfarçadas, de Carlos Domingos. No livro são apresentadas inúmeras outras empresas que surgiram ou cresceram a partir de situações ou motivos inusitados, como: crises, reclamações dos clientes, fracassos e erros. Se você quer se inspirar ou buscar relacionar essas histórias com a situação que está vivendo hoje para criar um negócio, com certeza é um excelente livro.
Outras fontes: Intel , AnnualReports